quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sim. Existem Filmes Sobre Economia.

Que entender a Crise de 2008? Então você deve entender o que aconteceu no governo de Ronald Reagan na década de 1980. É isso mesmo. A Crise de 2008 está vinculada a medidas tomadas nesta época e que estamos colhendo as consequências até hoje.

Inside Job é um documentário que retrata de forma clara o que provocou a bolha do sub-prime e seus envolvidos, prejudicando assim não só os americanos, mas a economia de forma geral.

Se você não ficar revoltado ao final do filme, você não estava prestando atenção”, diz uma das frases promocionais do filme.


Confiram este documentário para entender o início da crise, pois o final ninguém sabe ainda...

Danielle Macedo
Equipe Economistas Na Net

3 comentários:

  1. Tio Regan!!!!! O "grande" pai do "Reagaeconomics" !! Amado e ovacionado pelos empresários e grandes revistas de economia dos EUA (como a The Economist)!! Mas, só eles mesmo para ovacionar esse cara...afinal, os lucros das empresas só subiram após o seu governo e após as suas medidas trabalhistas e de liberalização (ainda maior) da economia dos EUA.
    Mas o que mais me revolta é que nenhum dos meus profs, na graduação, nem falaram de Reagan ou nem tentaram expor as raizes da crise (digo, de uma maneira mais profunda). Sempre escutei essa ladainha: "A crise começou em 2001, após a redução da tx de juros, devido o 11/09...depois com o combate à inflação pelo Greenspawn o sub-prime explodiu e bla bla bla.". Mas sempre me perguntei: "Mas...pq o sistema era assim" ou "pq ficou assim?" "E desde quando?" Ou "Mas e a renda do norte-americano?". Pois é, ví estas perguntas serem respondidas (ou parcialmente) em documentários, que na maioria dos casos, nem foram feitos por economistas. E já ví que existem vários outros documentários sobre economia!! Ví um sobre inovação tecnologico e os fatores de produção!! Outros sobre Organização industrial!! E o melhor de tudo, sem o economes chato ou o economes ideologico, que espanta os não economistas de participarem e nos ajudar a fazer uma ciência verdadeiramente humana!!!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, assisti vários documentários na minha vida, mas esse foi um dos mais chocantes, principalmente por eu ser formado em economia. O filme em si é muito bom, explica direitinho a lógica do sistema, tem excelentes entrevistas e a narração flui muito bem.
    Mas essa foi a parte boa do filme, pois ele teve uma parte muito triste, a parte dos economistas que vendem informações falsas (usando os seus status). Greenspawn é famoso no mercado, o Miskin é respeitadissimo no meio academico (quase nobel) e vários outros que não foram citados, são quase que Deuses nas suas áreas, mas usaram esse status para ganhar grana...para defender pontos absurdos e colocar a vida de muita gente na linha. Putz, isso foi depressivo demais no filme. O cara, em nome da grana, esquece rapidinho que a sua ciência existe para servir somente uma coisa: A Humanidade, e não o dinheiro.
    Mas, com o mundo focado em ganhar grana, talvez não seja supresa que eles procedam deste jeito, não é? Até o jornal que lemos todos os dias só disponibilizam informações selecionadas e que atendam o interesse de alguem. Até o documentário selecionou informações para ser publicado. Mas, não posso esquecer que a nossa missão é passar por tudo isto e fazer o que é certo, afinal, lidamos com bilhões de vidas humanas. Essa parte do filme foi triste, mas, no fundo, tmb foi revigorante, pois mostra como o mundo precisa cada vez mais de economistas que querem ser mais humanos.
    Outro ponto que não me supreendeu, mas me deixou triste, é como o privado e público se misturam por conta de intere$$e$ (me desculpem o pessoal que fez o documentário, mas o Bernanke e o Greenspawn não agiram antes pq estavam levando GRANA e não pq a ideologia não deixava. Isso é balela, eles estavam mesmo com verdinhas no bolso).
    Cada vez mais que vejo essas relações, sujas, entre o público e privado, lembro de uma celebre frase de um economista que é demasiadamente marginalizado e demasiadamente endeusado: "O estado nada mais é uma forma de opressão dos detendores do capital contra os proletários". - Karl Marx
    Não concordo completamente com essa frase, até acho que ela é exagerada, mas que existem verdades nela, ahh isso tem.

    Em suma, amei DEMAIS o filme!!kkkk
    Muito bom!!
    AMEI a indicação do blog e já fico na espera da próxima indicação!!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, (apesar de anônimo), adorei sua visão e confesso que minha revolta também foi grande, principalmente com a passividade do Obama. Não é a toa que a própria sinopse dofilme fiz que “Se você não ficar revoltado ao final do filme, você não estava prestando atenção”.

    Abraços,
    Danielle
    Equipe Economistas na net

    ResponderExcluir